notícias

Grupo IMEX investe mais de 10 milhões USD na confecção de Saco de Ráfia

Empresa de direito angolano pretende triplicar, na terceira fase do seu projecto de expansão, a capacidade de produção com novas máquinas, novo pessoal, além do lançamento de novos produtos.

Um investimento de mais de 10 milhões de dólares do grupo empresarial angolano IMEX permitiu a construção da mais nova fábrica de confecção de sacos de ráfia, inaugurada esta Quarta-feira, 10, em Luanda, e marca o arranque da terceira fase de expansão da firma, de acordo com uma nota da entidade enviada à redacção da FORBES.

A operar no país desde 2002, a inauguração da fábrica contou com entidades governamentais, como o ministro da Indústria e Comercio, Victor Francisco dos Santos Fernandes, e o seu secretário de Estado, Ivan Prado, além de Humberta Paixão, a administradora municipal do Icolo e Bengo.

Os donos do negócio admitem que a nova empreitada do grupo é a maior fábrica de sacos ráfia de Africa Subsariana, conforme escreveram na nota distribuída à imprensa.

Do seu plano estratégico de negócio, o grupo IMEX conta, já nos próximos tempos, triplicar a sua capacidade de produção com novas máquinas, novas contratações e com o lançamento de novos produtos, nomeadamente sacos laminados impressos, Sacos BOPP para detergentes, Sacos de cimento, Sacos Leno para batata e cebola, Sacos com película de plástico e Big Bags 1250 Kg.

Segundo a empresa, estes produtos terão a capacidade de 10 Kg, 15 Kg, 20 Kg, 25Kg, 50Kg e 150 Kg e poderão ser usados para carvão, farinha, trigo, arroz, vegetais e feijão.

O investimento total mais de 10 milhões de dólares tem uma estrutura de 8.000 m2, com uma produção diária de 250.000 sacos, o que permite a empresa, segundo a sua gestão, fazer face às necessidades do mercado nacional no processo de industrialização do país, além de que pretende também exportar para países do continente africano.

Com um corpo de profissionais de mais 450 funcionários, a entidade projecta que, nesta nova fase, irá criar mais de 200 novos postos de trabalho, 190 dos quais locais, isto é, para nacionais, e 10 expatriados.

A gestão do negócio diz que o grupo se regere, também, com um programa de formação e treinamento continuo, pelo que “acredita e investe na valorização do seu pessoal”. Aliás, os gestores dão conta de que, a empresa, desde a sua fundação em 2002, já investiu um total de 25 milhões de dólares no país e conta com uma área total construída de mais de 30.000 m2.

De acordo com o director-geral do Grupo IMEX, Ramzi El Houchaimi, esta expansão insere-se no âmbito da estratégia de crescimento do grupo que, para o próximo ano, prevê inaugurar também uma linha de montagem de eletrodomésticos das marcas internacionais Beko e Defy.

A Imex esta localizada na estrada de Catete, KM 38, Município de Icolo e Bengo e nas províncias de Lobito, Huambo, Cabinda e Lubango.

author avatar
Bruna Xavier